Gestão de Continuidade de Negócio (GCN)
- Roberto Muniz

- 13 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de mai. de 2024

Uma pesquisa realizada pela KPMG mostra que poucas empresas brasileiras têm planos de continuidade de negócios estruturados. Apenas 27% foram classificadas no nível 3 de maturidade, o mais alto, em que os processos estão estruturados de acordo com as boas práticas de mercado; 33% das empresas foram classificadas no nível 2, em que o plano existe, mas os processos não identificam nem direcionam todos os eventos que podem afetar a continuidade dos negócios; e 40% estão no nível 1, em que a empresa não possui uma política de continuidade de negócios.
As crises trazidas pela pandemia, eventos climáticos e muita imprevisibilidade evidenciaram a importância da governança corporativa, especialmente da gestão de riscos, para a operação das empresas.
Além de apontar os riscos e seus impactos, o plano prepara a empresa para superar as adversidades capacitando para responder e garantir a continuidade das suas operações. A consciência plena da extensão dos riscos e crises potenciais decorrentes, por si só promove a mudança de cultura em gestão de riscos na organização.
Nossa consultoria de Gestão de Continuidade de Negócios (GCN), compreende todas as ações necessárias para atender aos requisitos de GCN:
• Identificar todos os riscos e cenários
• Desenvolver estratégias de mitigação do risco
• Identificar os processos de negócios e definir os processos críticos
• Definir o objetivo de tempo de recuperação e o objetivo de ponto de recuperação para processos, recursos, etc.
• Identificar outras partes e recursos físicos para recuperação
• Definir Estratégias de Recuperação e Continuidade de Negócios
• Entender os requisitos de recuperação de negócios, escolher soluções de recuperação e locais de recuperação.
• Aplicar, verificar e manter Capacidades para o Programa de BCM
Nosso trabalho não se limita à prescrição teórica. Definimos, para cada cenário, as ações, atribuições e desenho da estrutura para viabilizar as condições necessárias para continuidade das operações no menor prazo e com mitigação dos prejuízos.
O plano de Gestão de Continuidade, pode reduzir e até mesmo evitar a interrupção das operações em cada cenário através de planos de contingência e estratégias de recuperação.
O BCM também produz uma imagem bastante aproximada das possíveis interrupções nas operações e dos impactos financeiros decorrentes. Essa informação é relevante para a gestão de transferência de riscos, seguro de responsabilidade civil e lucros cessantes.





Comentários